Aconteceu, Agora. 2009!

. 6.5.09
  • Agregar a Technorati
  • Agregar a Del.icio.us
  • Agregar a DiggIt!
  • Agregar a Yahoo!
  • Agregar a Google
  • Agregar a Meneame
  • Agregar a Furl
  • Agregar a Reddit
  • Agregar a Magnolia
  • Agregar a Blinklist
  • Agregar a Blogmarks

Ontem aconteceu o 1º Encontro de Mídia Digital de Minas no Center Convention em Uberlândia/MG. O evento reuniu estudantes, anunciantes, agências e veículos de comunicação da região para apresentar grandes palestras e um debate sobre o mundo digital com profissionais renomados do Brasil.

De Uberaba, foram o Uraonline com a empresária Mara Beatriz e o programador Fernando; o criativoRenato Vieira da Futura e este blogueiro prestes a ser lançado como publicitário que vós escreve. Como a Mara disse no dia anterior, não sairemos enquanto o palestrante do Google não abrir a boca, já sabendo que ele seria o último. Só saímos mesmo depois das 22h quando o homem do Google já tinha se desconectado. Até o apagar das luzes aconteceu muita coisa boa que escrevo nas próximas linhas.

Tudo começou ainda pela manhã com uma palestra gratuita. O palestrante do IG, Marcelo Lobianco, disse sobre os novos comportamentos do consumidor e a relação com a nova internet se tratando do Next Generation Marketing ( Nova Geração de Marketing). Isso exige atenção para novas práticas que acontecem como: notícias 24h sempre atualizadas, vida útil da campanha maior, 30% de tempo em média livre em cada navegação. Não só ele, mas outros palestrantes também atentaram que ainda é pequeno o orçamento de apenas 4% da campanha para essa nova mídia que representa muito na vida atualmente. Finalizou sua exposição exibindo os vídeos Dance Evolution (um dos primeiros virais do Youtube), Buguer King (Documentário de depoimentos apaixonados por um sanduíche) e Doritos - Live the Flavor (Vencedor do Desafio para consumidores exibido durante o SuperBowl).


Vídeo portal interativo da entrada do evento. Assista o vídeo direto do Youtube em: http://www.youtube.com/watch?v=vdwEEs3eef4

Após o almoço aconteceu a abertura oficial e subiu ao palco o Ricardo Figueira da Isobar. O criativo fez um palestra gostosa que garantiu que niguém pescasse o contéudo internacinal sobre as tendências da internet. Disse que a internet é o principal meio de comparação de produtos. Aconselhou evitar pensar em novos formados e sim criar serviços que possam contar novos tipos de anúncios. Defendeu que não existe mídias tradicionais classificando as pessoas com esse adjetivo. Para ele não existe mais internauta pois a internet já compõe a vida das pessoas no dia-a-dia. Nos seus exemplos citou os vídeos Deadline da Express Courier, Heipes Diesel. De campanhas nacionais citoou site do ex-cliente Fiat Brasil para o carro Punto e ação no cinema para o Idea onde faz a interação com todos os presentes. Finalizou com uma ação viral de uma adesivo de risco da sua primeira agência em Brasília e afirmou que convergência e repetição não andam tão juntas.

Em seguida entrou a palestrante da Panasonic. Este caso único no evento foi colocado a visão do anunciante e mostrado os resultados das ações sociais na internet. Penso eu que apesar de menos criativa, essa palestra foi o objetivo do realizador, pois foi um depoimento que gera impacto para uma marca insvestindo em internet. Para os outros presentes foi um pouco monôtona até a apresentação dos cases da empresa de novos produtos como a lavadora, notebooks e os celulares Cookie Touch e Renoir.

No período da noite foi aberto um debate com grandes empresários de internet da cidade. Na minha opnião, pouco produtivo e no momento não foi lançar as farpas e merchans aqui.

A tão esperada palestra da noite começou com a defesa do Google para as acusações de monopólio e pirataria que o Google não conseguem controlar ganham dinheiro com o problema. O assesor de imprensa, Félix Ximenes do Google Brasil foi curto e bem embasado na replica e abriu em seguida sua boa palestra. A desconhecida ferramenta que ele apresentou surpreendeu a todos que trabalham com essa mídia : Insight For Search. Citou muitos exemplos excelentes, mas como disse bem rápido pude anotar correndo e quero explorar mais esse conteúdo. Ou seja, se não foi vai ter que aguardar eu publicar aqui no blog (rsss).

Para quem não pode ir, foi possível acompanhar através no Twitter oficial do evento @agoraponto ou de por twiitadas de alguns participantes presentes. Eu fui um deles através do meu perfil @joseadolfo. Acompanhando pela busca sobre o evento, confirmei que minhas mensagens foram as únicas com os pontos mais intensos do evento (rss).Principalmente respostas mal resolvidas e ponto crítico levandado no debate.

O evento teve uma organização excelente. Foi barato, local e bastante informativo. Espero participar mais vezes. Vou torcer para que os realizadores cumpram a promessa de próximas edições.

1 comentários:

Renato Vieira disse...

E ai! Vlw pelo comentário no Papo e pela correção, muito bom seu post sobre o evento, creio que foi muito bom para todos, mesmo que apresentou um perfil mais voltado para empresário conseguimos sair dali com um conhecimento a mais, destaque para a o palestrante da Isobar, vária dicas fortes.

Até mais, abraço.

Você pode mudar de atitude. De planeta, não.
Conheça o Click Árvore.