Passo a passo Auto-Caricatura

. 24.3.09
  • Agregar a Technorati
  • Agregar a Del.icio.us
  • Agregar a DiggIt!
  • Agregar a Yahoo!
  • Agregar a Google
  • Agregar a Meneame
  • Agregar a Furl
  • Agregar a Reddit
  • Agregar a Magnolia
  • Agregar a Blinklist
  • Agregar a Blogmarks

Malú Auler , lembrou uma frase do Van Gogh:

"É DIFÍCIL CONHECER-SE E DIFÍCIL PINTAR-SE"

O Ilustrador
Cláudio Rangel complementou esta frase do grande Mestre da Pintura, disse que retratar-se de forma caricatural é ainda mais difícil.

Humildemente concordo batendo uma continência. Foram vários rascunhos e anos até chegar a esse em uma tarde nublada de sábado que considerei digno de finalizar e publicar aqui no blog.

Rascunho feito a lápis e transferido para o computador.

Renderizado (colorido) no programa Adobe Illustrator com ajuda do meu amigo Gio Mota.

Finalizada no programa Adobe Photoshop inserindo sobras, brilhos, reflexos e texturas.

2 comentários:

Fabio Vicente disse...

José,
Obrigado pela visita ao meu blog e retribuo o carinho comentando seu trabalho. Realmente, retratar-se não é uma tarefa fácil. Mas, ao contrário de tudo sempre me desenhei e muito embora cada caricatura saia diferente, todas as faces são minhas e são fiéis, ao menos naquele momento. Caricatura é uma atividade orgânica. Não existe duas caricaturas iguais, ainda que se faça da mesma pessoa. Acredito que a sua está muito bem executada e é bastante honesta, como uma boa caricatura deve ser. Só particularmente, ainda não me modernizei o suficiente no ofício... ainda sou adepto dos lápis... das canetas, dos pincéis e das penas. Não gosto muito da colorização digital, fica com cara de... colorização digital!
hehehe... óbvio.
Mas acho que ela perde um pouco da "organicidade" (existe essa palavra?) da coisa.
Um abraço e boa sorte na nossa batalha diária no mundo desenhístico.

@JoseAdolfo disse...

Obrigado pelo comentário Fábio. Eu pretendo me especializar ainda mais na renderização digital. Sobretudo conhecer o Corel Photo Painter e trabalhar com mesa digitalizadora, está última devo comprar agora no início do próximo mês. Em breve novos desenhos aqui.

Você pode mudar de atitude. De planeta, não.
Conheça o Click Árvore.